sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

A massagem Ayurvédica


O bem-estar e a saúde em geral são uma preocupação constante na vida das pessoas. No entanto ter o corpo são e uma mente calma nem sempre é fácil de alcançar ou mesmo manter. A massagem Ayurvédica pode ser um meio para atingir esses objectivos. Esta técnica milenar, do domínio das hierarquias sagradas, chegou até aos nossos dias e tem-se vindo a difundir pelo mundo inteiro. Esta massagem possui também uma vertente espiritual pelo que para além de contribuir para a saúde e bem-estar ainda possibilita a elevação espiritual.
A técnica da massagem Ayurvédica pode ser definida, de uma forma abreviada, do seguinte modo:  “consiste numa técnica de massagem profunda que alia movimentações vigorosas em toda a massa muscular conjuntamente com manobras de tracção e alongamento, além da estimulação de pontos e órgãos vitais, visando o equilíbrio físico, mental, psíquico, energético e espiritual". Esta técnica é uma ferramenta valiosa que ajuda a realinhar e redireccionar as energias e ajuda a dissipar as energias negativas.
A massagem Ayurvédica é realizada de preferência no chão sobre um tatami ou um pequeno colchão (cuja espessura não deve ser superior a 5 cm). Também poderá ser realizada sobre uma marquesa mas a massagem realizada no chão torna mais fácil a execução adequada dos movimentos e de todas as possibilidades desta técnica. O colchão deve ser coberto com um lençol branco e todo espaço preparado de forma a criar um ambiente confortável. O espaço deve ser arejado mas manter uma temperatura constante e adequada.
Para realizar a massagem Ayurvédica o terapeuta usa óleos naturais, que podem ser ligeiramente aquecidos. O óleo de massagem usado é muito importante. Este deve ser neutro e sem propriedades químicas, de preferência obtido através de um processo de prensagem a frio. O seu cheiro deve ser suave. O óleo ajuda na realização da massagem e na obtenção de melhores resultados pois permite um bom deslizamento das mãos pelo corpo, impedindo-as de ficcionar na pele e dar uma sensação de desconforto. Os óleos são escolhidos pelo terapeuta segundo uma avaliação prévia das características do paciente e do respectivo Dosha. Também de acordo com as necessidades dos corpos físico, psíquico, mental e espiritual o terapeuta pode usar aromas/essências juntamente com o óleo de base.


Sem comentários:

Enviar um comentário