sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

A massagem Ayurvédica – Os sete tecidos corporais e os sete corpos dos níveis subtis



A Ayurvedica divide o corpo humano físico e subtil em sete níveis, todos eles interligados e relacionados. Para a ayurvedica a formação dos tecidos humanos é complexa por isso a formação dos Dhatus no corpo humano representa/demonstra a ordem perfeita da natureza e a inteligência divina.
A massagem corporal é uma ferramenta muito importante na medicina Ayurvedica. Para além de ser muitíssimo agradável e relaxante ela ajuda a restabelecer o equilíbrio físico e mental da pessoa bem como o equilíbrio psíquico e espiritual. É muito útil na prevenção de doenças pois ajuda a harmonizar os corpos energéticos, estimula as defesas naturais do organismo, actua nos sistemas glandulares e endócrino, auxilia no tratamento das fraquezas gerais do coração, nos desequilíbrios emocionais e nervosos, na fadiga e ajuda a harmonizar/equilibrar a sexualidade.
A massagem Ayurvedica actua ainda, para além do corpo físico, nos sete corpos subtis. Os corpos subtis estão relacionados com os sete chackras, sendo eles campos energéticos que interagem entre si. O efeito da massagem nestes sete corpos é muito benéfico. Ela trabalha-os através da pressão nos vórtices, realinhando-os e ajudando-os a funcionar melhor. O trabalho da massagem nestes pontos, através da pressão nos seus vórtices, ajuda a obter purificação e mais desenvolvimento dos sete corpos. Tem ainda muito benefícios físicos pois é eficaz no tratamento de:



  • Problemas respiratórios
  • Problemas de artrite
  • Problemas de coluna
  • Enxaqueca
  • Stress

O trabalho da massagem ajuda a fortalecer a musculatura torácica, activa glândulas como o timo e as supra renais e mobiliza as secreções pulmonares.



"As  diversas manipulações e movimentos executados pela massagem 
reinserem os sete níveis dos corpos físico e subtil 
dentro dos padrões de vibração harmónica do cosmos. 
Todos os corpos se reanimam e passam a funcionar, se estiverem desarmónicos, 
dentro dos padrões de vibração da natureza."

Swami Gyanesh








Sem comentários:

Enviar um comentário